Xamanismo

O xamanismo é toda prática ritualística, religiosa ou mágica que envolve a indução de um estado alterado de consciência a fim de se comunicar com seu Eu Superior e com as Entidades e Seres que habitam planos mais sutis da Criação. O Xamã pode se comunicar com Divindades, Espíritos e Aliados de Poder em diferentes mundos em busca de sabedoria ou de auxílio para questões terrenas.

O primeiro pilar refere-se à Àrvore da Vida (Kabbalah). O xamanismo constitui-se de uma prática mágico-religiosa que busca o estado alterado de consciência, por onde o xamã pode acessar diferentes mundos. Dentro da filosofia do Xamanismo Hermético, entendemos que os "diferentes mundos" existentes na Criação estão presentes dentro da Árvore da Vida, a Kabbalah, um conceito originalmente recebido pelo antigo povo hebreu, mas que hoje é base fundamental de muitas escolas de ocultismo, misticismo e magia ocidentais. A Árvore da Vida é um diagrama que representa os diferentes mundos existentes na Criação. Cada "Mundo" é uma Emanação Divina, por onde é possível acessar inúmeros Conhecimentos Ocultos que auxiliam o Xamã tanto em seu próprio processo evolutivo como no reequilíbrio energético de Malkuth, a Terra, um dos Doze Mundos presentes na Árvore da Vida. No passado, os xamãs de outrora já acessavam esses mundos, no entanto, sem necessariamente relacionarem esses fundamentos. Hoje, com a sabedoria adquirida dentro da Tradição Esotérica do Ocidente, o Xamanismo Hermético propõe o estudo e o aprofundamento dos conceitos que envolvem a Árvore da Vida, e as práticas de acesso à esses mundos por meio das Jornadas Xamânicas, de um modo seguro e preciso, utilizando a medicina do tambor.

 O segundo pilar é o uso do Hermetismo. O Hermetismo corresponde à uma série de textos sagrados com leis fundamentais transmitidas por Hermes Trismegistus, um dos Grandes Sábios do Antigo Egito e que explicam o funcionamento do Universo. Tais ensinamentos servem como fio condutor das ações do Xamã dentro do Xamanismo Hermético e providenciam uma das maiores fontes de Sabedoria e Entendimento acerca dos Mistérios do Universo.

 Por fim, o terceiro pilar do Xamanismo Hermético é a prática de Magia. Dentro de nossa filosofia, acreditamos no conceito de que tudo o que existe na Criação possui uma Natureza Espiritual (a Essência). Willian Quan Judge, um proeminente teósofo do século XIX escreveu: "O verdadeiro objetivo à ter em mente [de praticar Magia] é abrir ou tornar porosa a natureza inferior, para que a natureza espiritual possa brilhar através dela e tornar-se o guia e governante. É 'cultivada' somente no sentido de ter um veículo preparado para o seu uso, dentro do qual possa descer". Neste sentido, praticamos Magia dentro do Xamanismo Hermético como forma de expandir a consciência para que nossa Natureza Espiritual possa se manifestar na Terra e assim atingirmos o processo de desenvolvimento da consciência.

 

 O Núcleo Xamânico Pulo da Jaguatirica é uma Escola Iniciática fundada em 2018 por Matheus Bernardelli em Piracicaba/SP. O nome "Pulo da Jaguatirica" é uma homenagem à capacidade da Jaguatirica de caminhar por dentre os galhos das árvores e se locomover com graciosidade mesmo diante das adversidades. O intuito deste espaço é oferecer cursos e vivências online para os interessados na filosofia do Xamanismo Hermético, oferecidos com o apoio do Colégio de Magia Primeiro Arcano. Além disso, o núcleo oferece um processo de estudo continuado, realizado de modo presencial, onde os participantes são conduzidos por uma série de atividades teóricas e práticas acerca dos conceitos fundamentais que permeiam o Xamanismo Hermético, como: os quatro elementos, a roda do ano, a Árvore da Vida (Kabbalah), o Hermetismo, instrumentos de poder, magia natural, dentre outros. No estudo continuado, os aspirantes também passam por uma iniciação xamânica, realizada na natureza e com o apoio dos aliados e espíritos que compõem esta egrégora.

O Pulo da Jaguatirica

Pilares fundamentais do Xamanismo Hermético